Manual básico para configuração do CRM One

1.Configuração Básica #

1.1.Criação Usuários #

Os usuários do CRMOne são criados e configurados dentro do SAP em: “Cadastro de Usuários”, “Cadastro de Colaboradores” e “Cadastro de Vendedores”.

Obs: Usuários “não vendedores” com acesso total ao CRMOne, poderão ter apenas o cadastro de usuário simples.

  • Exemplo de cadastro simples:

Neste caso, foi cadastrado um diretor que possui acesso total ao sistema, sem nenhum tipo de restrição.

CadastroUsuarioSimples

 

  • Exemplo de cadastro composto (Ex. vendedor):

CadastroUsuarioCompleto

Importante: Quando o usuário for do tipo “Gerente” e estiver preenchido no campo “Gerente” do cadastro de colaboradores, terá acesso aos documentos e clientes de todos os seus subordinados.

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Last updated on 13 de fevereiro de 2017

1.2.Permissões de Usuários #

Após a criação dos usuários, é necessário configurar as permissões de cada um. Para isso, basta acessar o menu “Autorizações Gerais”. Selecione o usuário em questão e dentro de “Autorizações do Usuário” haverá a opção “CRM One”.

Pemissoes

Detalhamento das permissões:

  • CRM One: Agrupamento de todas as permissões do add-on
    • Cockpit: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Atendimento: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Follow Up Atendimentos: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • BI: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Categoria de Cadacterísticas: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Características: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Tipo de Atendimento: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP
    • Configurações: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente DESKTOP

 

  • Extensão WEB: Agrupamento de permissões específicas da WEB
    • Acessos aos Menus: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Cockpit: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Oportunidades: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Cadastros: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Vendas: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Relacionamento: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Fatores Críticos: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Configurações: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Visualizar Dashboard: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Ferramentas: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Serviço: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
      • Conultas Rápidas: Exibe/Oculta menu correspondente no ambiente WEB
    • Autorizações específicas:
      • Acesso a informações por usuário/colaborador/vendedor: Define as permissões de visualização de dados.
        • Acesso a dados de outro usuário: Permite/Bloqueia o acesso a documentos e cadastros inseridos por outro usuário.
        • Acesso a dados de outro colaborador: Permite/Bloqueia o acesso a documentos e cadastros inseridos por outro colaborador.
        • Acesso a dados de outro vendedor: Permite/Bloqueia o acesso a documentos e cadastros de outros vendedores.
      • Acesso a informações de outro departamento/grupo: Permite/Bloqueia o acesso a documentos e cadastros de departamentos diferentes.
      • Pipeline de Oportunidades – Alterar etapas: Permite/Bloqueia alteração de etapas das oportunidades através da funcionalidade “Arrastar e Soltar” do Pipeline
      • Alterar Preço Unitário (PV e CO): Permite/Bloqueia o campo de preço unitário nas cotações e pedidos de venda.

Cockpit – Abas: Oculta/Exibe abas do cockpit. Válido para DESKTOP e WEB.

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Last updated on 13 de fevereiro de 2017

1.3.Cadastro de Departamentos #

O cadastro de departamentos permite ao administrador do sistema configurar permissões por grupos de clientes. Ao criar um departamento e definir os grupos de clientes pertencentes ao mesmo, é possível atribuir os usuários e liberar/bloquear o acesso a dados de grupos diferentes através da permissão “Acesso a informações de outro departamento/grupo”.

Departamentos

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1.4.Cadastro de Tipos de Atividade e Assuntos #

Os tipos de atividade e assuntos utilizados pelo CRMOne são os mesmos cadastrados para uso das “Atividades” do SAP.

Cadastro de Tipos de Atividade:

CadastroTipoAtividade

Cadastro de Assuntos:

CadastroAssuntos

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1.5.Cadastro de Tipos de Atendimento #

Os tipos de atendimento são utilizados nas configurações padrões e nos atendimentos do CRMOne.

CadastroTipoAtendimento

Descrição: Descrição que aparecerá nos campos de seleção do tipo de atendimento.

Dias para Vencimento: Quantidade de dias após a abertura do atendimento para ser considerado o vencimento do atendimento. Se o campo “Editável” for marcado, o usuário poderá alterar a data de vencimento do atendimento manualmente.

Dias próx. Contato Abertura: Quantidade de dias após a abertura do atendimento para ser considerado por padrão no campo “Data de Próx. Ação” do atendimento.

Categoria Atendimento:

Genérico: Utilizado para atendimentos genéricos, sem particularidades.
Cobrança: Utilizado para atendimentos do tipo cobrança
Oportunidade de Vendas: Utilizado para atendimentos vinculados às oportunidades de vendas.
Documentos de Marketing: Utilizado para atendimentos vinculados à cotações e pedidos de vendas.
Desenvolvimento: Utilizado para atendimentos de desenvolvimento de softwares ou produtos.
Chamado de Serviço: Utilizado para atendimentos vinculados aos chamados de serviço.
Itens: Utilizado para atendimentos que precisem especificar itens do cadastro do SAP. Um exemplo são atendimentos de SAC que precisam ter os itens informados.

Assuntos Vinculados: Os assuntos adicionados nessa lista, serão filtrados quando um atendimento deste tipo for selecionado.

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1.6.Cadastro de Categorias de Características #

As categorias de características servem para classificar as características do Parceiros de Negócios, além de tratar algumas particularidades.

Descrição: Descrição que aparecerá nos campos de seleção da categoria da característica no cadastro do PN.

Categoria Especial: Define se a categoria da característica é especial ou genérica.

Cobrança: Utilizada para características especiais que definem exceções na quantidade de dias a ser considerado na abertura de atendimentos de cobrança automáticos. Exemplo:

CategoriaEspecialCobrança

Usuário Cobrança: Utilizada para características especiais que definem um usuário específico de cobrança para atendimentos abertos automaticamente.  Exemplo:

 CategoriaEspecialUsuarioCobrança

Cobrança Prévia: Possui a mesma funcionalidade da categoria “Cobrança”, porém é utilizada para atendimentos de cobrança com quantidade de dias antes de vencer o título.

Usuário Cobrança Prévia: Possui a mesma funcionalidade da categoria “Usuário Cobrança”, porém para cobranças prévias, ou seja, o atendimento será aberto XX dias antes da data de vencimento.

Característica única por PN: Define que as características desta categoria, poderão ser incluídas a um PN uma única vez.

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Last updated on 13 de fevereiro de 2017

1.7.Cadastro de Características #

As características são utilizadas para classificar os parceiros de negócio com particularidades ou atribuições específicas. Elas são vinculadas a uma “categoria de característica”.

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Last updated on 3 de fevereiro de 2017

1.8.Cadastro de Prioridades #

As prioridades são utilizadas nos atendimentos, como um indicador.

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Last updated on 13 de fevereiro de 2017

1.9.Cadastro de Textos #

Os textos pré definidos são utilizados nos atendimentos para padronizar scripts ou formulários a serem preenchidos pelo usuário.

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1.10.Cadastro de Motivos #

Os motivos são utilizados nos atendimentos do tipo “Itens”. Servem como indicador na aba “Itens” destes tipos de atendimentos.

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Last updated on 3 de fevereiro de 2017

2.Instalação ou Atualização do CRMOne #

Links para download:
 
CRMOne Desktop 32bits: solicite ao nosso suporte
CRMOne Desktop 64bits: solicite ao nosso suporte
CRMOne Web: solicite ao nosso suporte
 
Instruções para atualização.
 
Para DESKTOP
  1. Baixe o arquivo de atualização de acordo com a versão do seu client (32 ou 64);
  2. Descompacte o arquivo baixado;
  3. Abra o SAP (como administrador);
  4. Certifique-se que a versão antiga do CRMOne não está rodando na máquina. Para isso, abra o “Gerenciador de Tarefas” do Windows e finalize o processo CRMOne.exe;
  5. Abra o o menu Administração/Administração de add-on;
  6. Clique em “Registrar add-on” e no primeiro campo (…), selecione o arquivo baixado e descompactado. O nome é semelhante a CRMOne2017.XX.X.XXX_xXX.ard;
  7. Aguarde o processo de atualização;
  8. Pronto, agora basta iniciar o add-on!
 
Para WEB
  1. Baixe o arquivo de atualização da WEB;
  2. Descompacte o arquivo baixado;
  3. Abra o diretório, selecione todos os arquivos e copie-os (CTRL + C);
  4. Vá até o local onde fica o site do CRMOne (local padrão é C:\inetpub\wwwroot\CRMOneWeb);
  5. Se você possui campos de usuário na web, faça um BACKUP do arquivo ClassesParciais.dll localizado em C:\inetpub\wwwroot\CRMOneWeb\bin. Você precisará restaurar esse arquivo no final da atualização.
  6. Cole os arquivos copiados (CTRL + V). Responda “sim para todos” e substitua os arquivos antigos (atenção, apenas substitua, não remova nenhum arquivo antigo);
  7. Reinicie o serviço DI-Server acessando o “Service Manager” da SAP;
  8. Reinicie o IIS do Windows;
  9. Pronto, agora basta acessar o endereço do CRMOne na web!
 
Caso tenha alguma dúvida, por favor, envie um e-mail para suporte@dwu.com.br com o detalhamento da sua dúvida. Se for algum erro, não esqueça do print!
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Last updated on 17 de fevereiro de 2017

3.Ativando campos de usuário na WEB #

  1. Acesse o menu “Configurações Gerais” do CRM One

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  2. Adicione nas grades os campos de usuário já criados nas tabelas do SAP

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  3. Salve as configurações e reinicie o site do IIS (para base de dados SQL, reiniciar também o serviço DI-SERVER que fica no Licence Manager)

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Last updated on 28 de novembro de 2018