Análises personalizadas no SAP Business One
Liberado a partir da versão 2020.08.6.001 do CRM One Desktop, uma nova aba chamada “Análises” está presente em diversas telas:
- Cockpit
- Cadastro do parceiros de negócios
- Atendimentos
- Cotações de vendas
- Pedidos de vendas
- Oportunidade de vendas
- Chamado de serviços
- Cartão de equipamentos
- Contrato de serviços
Com esta nova funcionalidade, agora é possível criar uma quantidade infinita de “Análises” relacionadas ao cliente em foco, após abrir o “Cockpit” por exemplo e selecionar o cliente, a aba “Análises” é apresentada, ao clicar nesta aba é possível observar um campo do tipo “combo box”, chamado “Selecione a análise”, onde o usuário selecionará a análise desejada, ao clicar na opção os dados são carregados na grade.
Podemos observar como um cenário de exemplo, uma análise de “Produtos vendidos” para o cliente, onde são apresentadas as informações em 5 colunas:
- Grupo de Itens
- Código de Itens
- Descrição do Item
- Qt
- R$
Os dados estão agrupados por produto, desta forma a quantidade é somada assim como o valor total também é somado. A ordenação da informação é por grupo de produtos, seguida pela descrição do produto.
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-56-1024x580.png)
Obs.: Nas versões anteriores do CRM One, no “Cockpit” existia a possibilidade de ativação de até 5 abas personalizadas, que executavam em cada uma delas, as suas respectivas consultas personalizadas. Com o passar do tempo a limitação de até 5 abas passou a ser questionada pelos clientes, que necessitavam de mais opções. A configuração de “Abas personalizadas do cockpit” então é descontinuada e substituída por esta nova funcionalidade. As consultas no formato anterior são automaticamente migradas para o novo formato, quando concluída a atualização do add-on.
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-8.png)
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-9.png)
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-10.png)
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-11-1024x594.png)
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-12.png)
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/08/image-13.png)
As mesmas funcionalidades estão disponíveis na web através do portal do CRM One, veja em: http://www.dwu.com.br/manuais/personalizando-aba-analises/
Para realizar a configuração acessar:
> Módulos > CRM One > Configurações > Consultas para cadastros/documentos
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-50.png)
Ao clicar em novo cadastro, através do botão adicionar da barra de ferramentas, um novo é iniciado.
Marque a opção “Ativo”, se a sua configuração estiver completa, para habilitar a sua utilização.
No campo “Título” deverá ser informada um descrição amigável, que será apresentada no campo de seleção.
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-51.png)
No campo de seleção “Tela”, é possível definir em qual das telas do sistema será apresentada a “Análise”.
As opções são:
- Cockpit
- Cadastro de parceiros de negócios (clientes e leads)
- Atendimentos
- Pedidos de venda
- Cotações de venda
- Oportunidades de venda
- Chamado de serviço
- Cartão de equipamento
- Contrato de serviço
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-53.png)
Selecione a opção “Cockpit”
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-54.png)
Na área de edição “Consulta SQL”, informar um comando em linguagem SQL de acordo com seu tipo de banco de dados.
Exemplo de consulta SQL para Microsoft SQL Server:
SELECT T3.[ItmsGrpNam] as 'Grupo',
T2.[ItemCode] as 'Cód. Item',
T2.[ItemName] as 'Descrição',
SUM(T1.[Quantity]) as 'QT',
SUM(T1.[LineTotal]) as 'R$'
FROM OINV T0
INNER JOIN INV1 T1 ON T0.[DocEntry] = T1.[DocEntry]
INNER JOIN OITM T2 ON T1.[ItemCode] = T2.[ItemCode]
INNER JOIN OITB T3 ON T2.[ItmsGrpCod] = T3.[ItmsGrpCod]
WHERE T0.[CardCode] in ('#CardCode#') AND T1.[Usage] IN (SELECT T0.[U_Valor] FROM [@DWU_CFG] T0 WHERE T0.[U_Param] = 'UtilizacaoVenda')
GROUP BY T3.[ItmsGrpNam], T2.[ItemCode], T2.[ItemName] ORDER BY 1, 3, 5
Exemplo de consulta SQL para SAP HANA:
SELECT
T3."ItmsGrpNam" AS "Grupo",
T2."ItemCode" AS "Cód. Item", T2."ItemName" AS "Descrição", SUM(T1."Quantity") AS "QT", SUM(T1."LineTotal") AS "R$"
FROM OINV T0
INNER JOIN INV1 T1 ON T0."DocEntry" = T1."DocEntry"
INNER JOIN OITM T2 ON T1."ItemCode" = T2."ItemCode"
INNER JOIN OITB T3 ON T2."ItmsGrpCod" = T3."ItmsGrpCod"
WHERE T0."CardCode" IN ('#CardCode#')
AND T1."Usage" IN (SELECT T0."U_Valor" FROM "@DWU_CFG" T0 WHERE T0."U_Param" = 'UtilizacaoVenda')
GROUP BY T3."ItmsGrpNam", T2."ItemCode", T2."ItemName"
ORDER BY 1, 3, 5;
Na imagem à seguir é possível visualizar um cadastro completo, para exibição dos “Produtos vendidos”, através da aba “Análises” do “Cockpit”.
![](http://www.dwu.com.br/wp-content/uploads/2020/07/image-52.png)
Pre requisitos:
- CRM One Desktop Add-on 2020.08.6.001 ou superior