Como podemos ajudar?

Bem vindo a nossa página de manuais. Utilize a caixa de pesquisa abaixo para procurar o conteúdo desejado.

Últimos artigos

ID do dispositivo móvel é diferente do configurado no SAP

A partir das versões 2020.12.X.XXX do aplicativo CRM One (Versão Android), uma nova funcionalidade foi introduzida com o objetivo de gerar segurança na utilização do sistema.

Foi introduzida a validação e autorização de uso por dispositivo, limitada a apenas um dispositivo por usuário.

Os objetivos para implementação desta funcionalidade são diversos, entre eles:

  • Impossibilitar o uso de um login de usuário através de uma invasão, vírus, malware ou outro cenário de risco potencialmente perigoso, onde uma pessoa estando de posse das informações login e senha, tenha a possibilidade de acessar o sistema indevidamente em dispositivo não autorizado ao uso.
  • Evitar o compartilhamento de login e senha entre usuários, evitando situações onde um usuário mal intencionado, solicite a outro que de forma oculta faça o seu trabalho utilizando irregularmente o aplicativo.
  • De forma geral, impossibilitar o uso irregular do aplicativo.

Com a nova funcionalidade, o aplicativo CRM One (versão Android) passa a validar em todas as operação realizadas, de login a cadastros, consultas e etc… uma validação se o dispositivo que está sendo utilizado está autorizado para o uso.

A informação utilizada para esta validação é o campo “ID do dispositivo móvel” localizado na tela de cadastro de usuários, dentro do cliente do SAP Business One.

Importante: Com esta nova funcionalidade é obrigatório que o usuário conceda permissão do aplicativo acessar os dados do telefone, clicando em permitir conforme imagem a seguir.

O registro do ID do dispositivo liberado para uso pode ser realizado de duas formas.

Opção 1 – Atualização automática do ID do usuário no primeiro login

Para a atualização automática, ao cadastrar ou alterar um usuário, o administrador do sistema deverá apagar a informação do campo “ID do dispositivo móvel” do cadastro de usuário.

Estando o campo “ID do dispositivo móvel” completamente vazio, no primeiro login realizado pelo dispositivo móvel do respectivo usuário, o aplicativo móvel enviará automaticamente para o banco de dados do SAP Business One o seu respectivo ID e a informação será automaticamente salva.

Ao tentar realizar o login no aplicativo, caso o campo “ID do dispositivo móvel” possua um registro de informação diferente da correspondente a informação de ID do dispositivo, uma mensagem será apresentada:
“Erro SAP – ID do dispositivo móvel é diferente do configurado no SAP”

Caso essa mensagem seja apresentada, o usuário não conseguirá logar no aplicativo CRM One até que o ID de seu dispositivo, seja registrado corretamente em seu cadastro de usuário no SAP Business One.

Obs.: Neste cenário é possível que o administrador do sistema apenas limpe (deixe vazio) o campo de “ID do dispositivo móvel”, possibilitando que no próximo login o dispositivo automaticamente salve o nome ID.

Opção 2 – Registro manual do ID de dispositivo no cadastro de usuário do SAP Business One

Caso o usuário administrador do SAP Business One tenha interesse em garantir que o ID de dispositivo móvel seja registrado sem nenhuma possibilidade de falha de segurança, poderá executar o seguinte procedimento.

Solicitar que o usuário envie o ID de seu dispositivo móvel ou informe a ele o dado para registro no cadastro de usuário do SAP Business One.

Para obter o ID, o usuário deverá acessar o aplicativo em seu dispositivo móvel e clicar no botão de configurações, no primeiro acesso ao aplicativo é obrigatório que o usuário concede permissão de acesso as informações do telefone, clicando em “Permitir” nas opções conforme as imagens abaixo.

Após concedida a permissão nesta tela será apresentado o “ID do dispositivo móvel”.

Ao clicar sobre a informação do “ID Dispositivo” é apresentada uma caixa de confirmação, pedindo a confirmação de cópia do ID para área de transferência do dispositivo e posterior envio ao administrador, por e-mail, mensagem instantânea ou qualquer outra forma de comunicação.

Com o ID do dispositivo o administrador deverá atualizar o cadastro de usuário informando o ID recebido, conforme imagem a seguir.

Esse artigo foi útil?
0 out Of 5 Stars
5 Stars 0%
4 Stars 0%
3 Stars 0%
2 Stars 0%
1 Stars 0%
Como podemos melhorar este artigo?
Precisa de ajuda?
Índice